Rose Pink





fevereiro 05, 2011

Cuidados na Lavagem de Roupas

Cuidado com as roupas começa na lavagem


Produtos químicos danificam alguns tipos de tecido? Que roupas devem ser deixadas de molho e por quanto tempo? Em que casos podem ser usados alvejantes, removedores de manchas, amaciantes? Que cuidados tomar na hora de lavar peças delicadas na máquina?


Produtos químicos

Se usados incorretamente, todos os produtos químicos podem provocar danos aos tecidos. De maneira geral, porém, a água sanitária e os detergentes alcalinos são os mais agressivos a qualquer tipo de peça.
 A água sanitária, além de provocar um desbote acentuado, pode também descorar (remover o corante) danificando o tecido. O principal problema desse tipo de produto – principalmente se usado em água quente – é o demasiado enfraquecimento e desgaste do tecido. Além disso, a falta de neutralização do cloro ativo pode deixar a roupa amarelada.
 Os detergentes alcalinos (sabão em pó ou líquido) são indicados para roupas de cama, mesa e banho. Quando utilizados em excesso ou com pH próximo de 14, no entanto, também provocam desbote acentuado e desgaste prematuro das fibras do tecido, diminuindo a vida útil da peça.
 O sabão em pedra também é alcalino, e pode ocasionar enfraquecimento do tecido, principalmente se esfregado com muita força. “Não aconselho o uso de sabão em pedra para lavar roupas”, adverte.
 Os removedores de manchas normalmente são mais concentrados e podem provocar manchas e descoramentos, caso não sejam utilizados corretamente. “Recomendo a leitura atenta das instruções da embalagem”, orienta Ricardo.
 Os alvejantes à base de peróxido (tipo Vanish), indicados para peças coloridas, são ótimos para reforçar a ação do sabão. Utilizados na quantidade certa, dificilmente provocam manchas ou desbotes nos tecidos. Sua aplicação é indicada após a pré-lavagem com água fria, e a eficiência é melhorada quando utilizado em água quente (60º C).
 Os amaciantes devem ser utilizados em todos os tecidos, por terem múltiplas funções: desembaraçar e realinhar as fibras do tecido, deixando-o mais macio e com tato sedoso; remover mais rapidamente a água de dentro da fibra; facilitar o passamento e criar uma película protetora nas fibras, dificultando a entrada de sujeiras. “A quantidade do produto indicada no rótulo também deve ser respeitada. Já o aroma é só um diferencial de cada marca”, observa.
Máquina de lavar
O equipamento é um grande aliado e facilita a vida de qualquer dona de casa, porém também requer cuidados para determinados tipos de tecidos:
 Cetim, seda e veludo não devem ser colocados em máquinas domésticas, ou sofrerão danos irreversíveis, com a quebra das fibras. Além disso, adquirem características de amassamento que tornam impossível passá-los. “Esses tecidos devem ser lavados à mão, com delicadeza, e detergente neutro (tipo Ola)”, recomenda o especialista.
 Peças de linha e tricô de lã ou acrílico podem ir à máquina, desde que colocadas em sacos de proteção ou fronhas alinhavadas, e lavadas somente com detergente neutro (tipo Ola), no programa “delicados”.
 Para peças sintéticas (poliéster), procure utilizar programas mais suaves ou mesmo “delicados”, para não causar quebras nas fibras.
 Roupas de cama, mesa, banho e jeans podem receber programas com maior ação mecânica. “A vantagem das novas máquinas é que normalmente já vêm com programas específicos para cada tipo de tecido. Prefira as de modelo frontal, que lavam melhor e ainda economizam água e energia”, aconselha.
 O molho só é recomendado para peças que estejam muito sujas, e não deve exceder 60 minutos, pois após 90 minutos alguns agentes vão perdendo eficiência e, ao invés de ser removida, a sujeira acaba se espalhando por todo o tecido, deixando-o acinzentado.
 Ricardo Monteiro orienta sobre outras ações que afetam os tecidos:
* Utilizar escovas de cerdas duras para esfregar golas, punhos, etc, danifica e provoca o desgaste prematuro;
 *Torcer demais as roupas pode quebrar as fibras e remover corantes;
 *Secar roupas ao sol, pois queima as fibras, provoca desbote acentuado e enfraquece o tecido.
 *Secar roupas de lã e seda em secadora provoca encolhimento na lã e seda e quebra das fibras deste delicado tecido.
* Pendurar roupas de malha, tricô ou linha no varal provoca estiramento e deformação na peça.
* Passar roupas – principalmente as mais delicadas – sem uma sapata de proteção provoca brilho e queima das fibras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá meninas!
Deixe um comentario e eu respondo por aqui mesmo.

Obrigada!